Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2007

Tocha em Goiânia

Esta notícia está no portal e-esportes:

Goiânia será a terceira cidade a receber a Tocha Pan-americana no Brasil, nesta quarta-feira (06/06). A Chama será acessa na segunda-feira (04/06) em cerimônia nas Pirâmides de Teotihuacán, na cidade do México. De lá, a Chama embarca para o Brasil - país sede dos Jogos Pan-americanos de 2007. A chegada da Chama no país está prevista para terça-feira (05/06), em Porto Seguro.
O Revezamento da Tocha começa em Santa Cruz de Cabrália, na Bahia, onde será realizada a cerimônia de Acendimento da Tocha. Porto Seguro e Cabrália estão na Costa do Descobrimento do Brasil e, por isso, foram escolhidas para o início do percurso que segue por 27 capitais e mais 22 cidades brasieiras. O Revezamento encerra-se na cidade do Rio de Janeiro, dia 13 de julho, quando haverá a Cerimônia de Abertura dos 15º Jogos Pan-Americanos e o acendimento da Pira no Estádio do Maracanã.
De Porto Seguro, a Tocha segue para Goiânia, onde desembarca na quarta-feira (06/06) pela manhã, por volta das 11h, no aeroporto Santa Genoveva. A Prefeitura de Goiânia, em parceira com o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (CO-RIO), organiza o desfile da Tocha pela capital. A expectativa é que a Tocha percorra cerca de 32km por ruas, avenidas, parques e pontos turísticos de Goiânia.
Trajeto - No aeroporto Santa Genoveva, a Tocha será recebida pelo prefeito Iris Rezende, o governador Alcides Rodrigues e autoridades políticas e desportivas. Do aeroporto, a Tocha segue para o Estádio Serra Dourada, onde estão programas atividades culturais e esportivas. Oitenta pessoas entre atletas, ex-atletas, autoridades e personalidade foram convidadas para participar do desfile.
O maratonista goiano Genílson Júnior será o primeiro a desfilar com a Tocha em uma volta olímpica no Estádio. Genilson, campeão da Maratona Internacional de São Paulo em 2003 e vice em 2004, contou que está honrado com o convite. "Fiquei emocioando e muito honrado. É um reconhecimento do trabalho que faço pelo esporte goiano", conta em entrevista ao E-Esportes.com.
Aos 40 anos, o próximo objetivo do atleta é o índice para as Olimpíadas de Pequim, em 2008. No domingo (03/06), Genilson disputou novamente a Maratona de São Paulo e chegou a liderar a prova até o quilômetro 21. "Infelizmente tive que abandonar a corrida, porque o tênis me castigou muito. Meus pés ficaram dormentes e não consegui completar a Maratona", explica.
A paratleta Josilene Alves, halterofilista com vaga confirmada no ParaPan-americano, em agosto, no Rio de Janeiro, também terá a honra de carregar a Tocha. "Estou muito feliz. Não estou cabendo dentro de mim. Sinto-me honrada e recompensada. Este é um momento especial para qualquer atleta e terei a oportunidade de representar todos os paratletas e atletas goianos", comemora em entrevista ao E-Esportes.com.
Do Serra Dourada, a Tocha passará pelos principais pontos da cidade - Parque Flamboyant, Praça Universitária, Bosque do Botafogo, Parque Mutirama, Parque Zoológico, Bosque dos Buritis, Parque Vaca Brava e Parque Areião - até chegar na Praça Cívica, onde será acessa a pira e haverá apresentações de artistas goianos.

Um comentário:

  1. A equipe E-Esportes agradece!
    Um grande abraço ao colega.

    ResponderExcluir