Páginas

sábado, 7 de julho de 2007

Raio-x da Série C

Começa hoje o campeonato brasileiro da série C edição 2007. Considerando o módulo azul da Copa União de 1987 e módulo verde e branco da Copa João Havelange de 2000. Está será a 19° edição da competição. Na terceira divisão, deste ano, todos os 26 estados e o Distrito Federal terão representantes.

O estado de São Paulo será o mais representado, com seis equipes. Em seguida estão Goiás e Rio de Janeiro com quatro times cada.
Sete estados terão três clubes na série C: Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Representados por duas equipes estarão: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe. E os estados do Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins terão cada um, hum representante no campeonato brasileiro da série C.

São 64 equipes que disputam um total de 392 jogos. Na primeira fase serão 192 confrontos e os times estão divididos em 16 grupos de quatro. Dentro do grupo as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. E ao final da primeira fase os dois melhores colocados de cada grupo passam à fase seguinte.

Na segunda fase serão realizadas 96 partidas. Novamente as equipes serão divididas em grupos de quatro, como serão 32 times serão oito grupos. Da mesma forma que ocorreu na primeira fase os dois melhores colocados do grupo garantem vaga à fase subseqüente.

Na terceira fase a fórmula é a mesma. Serão 16 times que novamente repartidos em grupos de quatro, jogam entre si em turno e returno num total de 48 jogos. Classificam-se os dois melhores de cada grupo à fase final.

Nesta fase final os oito times em grupo único se enfrentam em jogos de ida e volta. E após 56 partidas os quatro melhores colocados da fase final serão os novos integrantes do campeonato brasileiro da série B de 2008.

Na edição de 2007 do campeonato brasileiro da série C, o Estado de Goiás será representado por quatro equipes. O Vila Nova, rebaixado do campeonato brasileiro da segunda divisão do ano passado. O Atlético atual campeão estadual, o Itumbiara quarto colocado no campeonato goiano. E o Crac de Catalão, que ficou na quinta posição do campeonato estadual e herdou a vaga de uma equipe do Acre que desistiu da competição.

Esta não será a primeira vez que Goiás terá quatro equipes na terceira divisão. Aliás, o Estado tem cadeira cativa na série C, no ano de 1995, por exemplo, Goiás foi representado por seis times: Anápolis, Atlético, Caldas, Itumbiara, Rio Verde e Vila Nova. Nenhum conseguiu o título e quem foi mais longe, neste ano, foi o Atlético que foi eliminado nas semifinais.

Sobre títulos o estado de Goiás levou a melhor em duas edições da terceira divisão. Em 1990 com o Atlético e em 1996 com o Vila Nova. Das equipes goianas, a que mais disputou a terceira divisão foi o Atlético.

Informações: Rafael Bessa/Rádio 730

Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog, além de bom jornalista no rádio mostra um enorme conhecimento na escrita. Parabéns!

    Divalcir Júnior

    ResponderExcluir