Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2008

Três vagas na Série C e não se fala mais nisso

Já é oficial. O estado de Goiás terá três vagas na Série C do Brasileiro deste ano. A CBF não mudará nenhuma regra, não fará convite, apenas manterá o regulamento do ano passado:

Vamos às explicações:

Primeiro diz o estatuto do torcedor:

§ 5o É vedado proceder alterações no regulamento da competição desde sua divulgação definitiva, salvo nas hipóteses de:

I - apresentação de novo calendário anual de eventos oficiais para o ano subseqüente, desde que aprovado pelo Conselho Nacional do Esporte – CNE. (o que não é o caso)

II - após dois anos de vigência do mesmo regulamento, observado o procedimento de que trata este artigo. (o primeiro ano deste regulamento foi no ano passado).

No regulamento do ano passado a CBF justificando algumas desistências dispôs desta maneira a distribuição das vagas no regulamento do Campeonato Brasileiro da Série C do ano passado:

Art. 2º – Participarão do Campeonato os clubes que estejam enquadrados em um dos seguintes critérios técnicos:
a) Ter obtido necessariamente a primeira colocação no seu campeonato estadual ou no do Distrito Federal, excluídos os clubes já participantes do Campeonato Brasileiro das Séries A e B de 2007 (total: 27 clubes); (uma vaga garantida)
b) Ter obtido classificação no seu campeonato estadual ou no do Distrito Federal, em posição correspondente ao número de vagas a que a federação local faz jus, conforme distribuição abaixo, com base no Ranking Nacional de Federações (RNF), elaborado pela CBF (total: 33 clubes).
1) Quatro vagas para a federação de posição um do RNF;
2) Três vagas para a federação de posição dois do RNF;
3) Duas vagas para as federações de posições três a oito do RNF; (mais duas vagas)
4) Uma vaga para as federações de posições nove a 22 do RNF.
c) Ter sofrido decesso no Campeonato Brasileiro da Série B de 2006 (total: quatro clubes).

O melhor colocado do campenato excluindo o Goiás, estará na Série C. O estado de Goiás, está na posição 8 do ranking da CBF, e portanto terá mais duas vagas:

1 + 2 = 3

Itumbiara. Atlético e Anápolis já estão classificados para a Série C e ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário