Páginas

quarta-feira, 4 de junho de 2008

A semana do artilheiro

"Quando ele está em campo não existe gol anônimo" Armando Nogueira

No dia 2 de junho de 1969, nascia em Goiânia o jogador mais importante da História do futebol goiano. Túlio Humberto Pereira Costa, o Túlio Maravilha.

Túlio, o maior artilheiro do mundo em atividade no futebol mundial, embora seja de uma família de Vilanovenses, começou no rival Goiás. Foi artilheiro do Estadual Juvenil em 1987 em 22 gols. Como profissional, foi artilheiro do Campeonato Goiano de 1991 e do brasileiro de 1989. Jogou no Sion antes de chegar ao Botafogo em 1994. Recebeu da torcida botafoguense o apelido de "Túlio Maravilha", em sua estréia no clube, quando marcou 3 gols contra o América. Foi artilheiro dos Campeonatos Cariocas e Brasileiros de 1994 e 1995. Foi também campeão brasileiro e o principal artilheiro da Seleção Brasileira em 1995. Jogou no Botafogo, em sua primeira passagem pelo clube, até 1996.

Túlio ainda passou pelo Corinthians, sendo o artilheiro do time na temporada e campeão paulista e jogou pelo Vitória, da Bahia. Voltou para o Botafogo em 1998 e fez dupla de ataque com Bebeto, quando foram campeões do Torneio Rio-São Paulo.

O artilheiro ainda teve passagem por diversos clubes, incluindo Fluminense, Cruzeiro e o Vila Nova em 1999 e São Caetano em 2000, Vila Nova (campeão e artilheiro) e Santa Cruz até se transferir para o Újpest, da Hungria. Voltou ao Brasil pouco tempo depois para defender o Brasiliense, o Tupy/ES e o Atlético Goianiense até voltar para o futebol estrangeiro, para atuar no Jorge Wilstermann, da Bolívia.

Ao fazer seu terceiro retorno ao Brasil, jogou pela Anapolina e pelo Juventude. Depois, Al-Shabab, da Arábia Saudita, numa passagem relâmpago. Voltou para o Volta Redonda e Fast-AM, até ser contratado pela Federação Goiana de Futebol e designado para jogar no Canedense.

Em Janeiro de 2007, Túlio chegou a marca dos 700 gols em jogos oficiais, após fazer dois num jogo válido pelo Campeonato Goiano contra o Trindade.

Pela seleção brasileira, Túlio Maravilha disputou 14 partidas entre os anos 1991 e 1995. Foram 10 vitórias, 4 empates e 8 gols. Túlio jamais perdeu uma partida defendendo a seleção ‘canarinho’.

Neste ano, atuando pelo Vila Nova, Túlio foi artilheiro do Campeonato Goiano com 14 gols. Túlio Maravilha pretende jogar até alcançar os 1000 gols. O artilheiro contabiliza até agora 838 gols na carreira.

Números:

2º maior artilheiro do mundo em atividade - 838 gols
5º maior artilheiro do Brasil na Série A - 129 gols
Artilheiro dos artilheiros da Série A - 55 gols
15 vezes artilheiro de Campeonatos Regionais. Nacionais e Internacionais.
5 vezes artilheiro do Brasil ( 3 vezes na Série A e 2 na Série C)
20 anos de carreira (1988 a 2008)

Confira alguns gols do artilheiro:



O maior de todos os tempos:

Um comentário:

  1. Além de ser um grande artilheiro e marketeiro, Túlio é uma grande figura humana.

    Parabéns ao Túlio Mara-vila

    Muita Paz a todos!!

    Humberto Borelli

    ResponderExcluir