Páginas

domingo, 4 de janeiro de 2009

Era uma vez uma copinha...

Em uma vez uma competição chamada Copa São Paulo de Juniores, um campeonato que reunia os principais clubes formadores do Brasil. Com a chegada Marco Polo del Nero à Federação Paulista de Futebol, aquele que pôs fogo na última rodada do brasileirão, a Copinha se tornou mais "inha". Surgiram times de aluguel, benefícios aos grandes paulistas em detrimento dos outros participantes que não pareciam bem vindos. E o pior: a mudança nas regras de idade dos perticipantes.

A Copa São Paulo, pela legislação em vigor, hoje nem pode ser considerada um competição de futebol Júnior. Segundo o regulamento da FPF, podem partcipar os atletas de 15 a 18 anos de idade. Essa faixa etária compreende toda a categoria Juvenil (15 a 17), o último ano Infantil (13 a 15) e os dois primeiros anos Júnior (17 a 20), os atletas juniores de 19 e 20 anos estão fora. Vale ressaltar que nas competições Júnior só é permitida a participação de três atletas da categoria de juvenil.

A Copinha há muito tempo foi superada pela Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, organizada pela Federação Mineira de Futebol é disputada desde 1985, acontece sempre nos meses de julho e agosto. O reune os times sub-20 das grandes equipes de futebol profissional do Brasil, juntamente com equipes locais que sediam os grupos e também times e seleções internacionais.

E o principal torneio da categoria é o Campeonato Brasileiro Sub-20, criado em 2006 pela CBF, com o apoio da Federação Gaúcha de Futebol, um torneio nacional para clubes na categoria Sub-20.

E como informação na Rodada de abertura da Copa São Paulo infanto/Juvenil/Junior, os dois times goianos não perderam.

Pelo Grupo R em Embu das Artes na Grande São Paulo, o Goiás ficou no em pate em 1x1 diante do Mirassol.

Pelo Grupo I em Paulínia, o Vila Nova venceu o Paraná por 4x2.

O 2º jogo do Goiás na competição será nesta quarta-feira, dia 7, às 16:00 horas, diante do Maranhão também em Embu das Artes.

A 2ª partida do Vila Nova na Copa também será nesta quarta-feira, dia 7, às 17:00 horas, contra o Santo André novamente em Paulínia.

Boa sorte pra eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário