Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

STJD quer anular jogo do Goiás

Suarez tem seguidores no Brasil

Uma situação inusitada pode acontecer no Campeonato Brasileiro. Em situação semelhante à vivida pelo Uruguai na Copa do Mundo, quando o atacante Suaréz evitou com a mão o gol de Gana e viu a seleção africana perder a penalidade, o lateral-esquerdo Diego, do Grêmio Prudente, evitou com a mão um gol do Goiás e depois viu o goleiro Geovanni defender a cobrança de Romerito, garantiu a vitória da equipe visitante, por 2 a 1, no Serra Dourada.

De acordo com denúncia da procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o jogo pode ser até anulado em julgamento marcado para sexta-feira, dia 17 de setembro, a partir das 14h.

O árbitro Evandro Rogério Roman, que apitou o jogo, relatou na súmula que Diego foi expulso "por colocar a mão na bola de forma intencional, quando esta estava em direção ao gol, impedindo uma chance clara de gol do Goiás”. No momento em que pôs a mão na bola, Diego estava sobre a linha da meta, e evitou o gol do time adversário.

A Procuradoria do STJD denunciou Diego em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Pelo fato em si, por pôr a mão na bola, o lateral responderá ao artigo 250 (praticar ato desleal ou hostil durante a partida), enquanto a situação de evitar um gol claro do adversário o fez responder ao parágrafo único do artigo 243-A (atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida).

Sobre o Grêmio Intinerante, ops, Grêmio Prudente, o que pode acontecer é segundo o Código “se do procedimento atingir-se o resultado pretendido, o órgão judicante poderá anular a partida [...] e as penas serão de multa, de R$ 100 a R$ 100 mil, e suspensão de 12 a 24 partidas”.

Diante da denúncia, a partida pode ser anulada e precisar ser realizada novamente.

Opinião:

Não acredito que isso aconteça. Colocar a mão na bola é uma infração do jogo. Foi marcado o pênalti (penalidade máxima), o jogador foi expulso e será julgado. Não há mais o que punir. Anular a partida seria um absurdo.

Um comentário:

  1. hOJE,15 DE SETEMBRO,É ANIVERSÁRIO DO GRÊMIO > 107 ANOS DE VIDA.

    VEJA A HOMENAGEM QUE FIZEMOS PARA O GRÊMIO:

    http://digaofutebol.blogspot.com/2010/09/parabens-gremio-pelos-seus-107-anos-de.html


    ABRAÇO

    BLOG DIGÃO FUTEBOL
    WWW.DIGAOFUTEBOL.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir