Páginas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Monte Cristo voltou

Pra quem não conhece o Monte Cristo é o "Íbis" de Goiás. Um time que não tem sede e que até pouco tempo sobrevivia(seus dirigentes) de dinheiro peneiradas e a cobrança profissionalização de jogadores. Em 2007 eles cobravam 800 reais por profissionalização olha a prova: http://montecristoesporteclube.blogspot.com/

O resultado é que alguém embolsava essa grana, o time perdia todas e ficava tudo por isso mesmo.

O Monte Cristo Esporte Clube, é de Goiânia e já tem 40 anos de fundação. Atualmente disputa a terceira divisão do campeonato goiano. Manda suas partidas no Estádio Zico Brandão em Inhumas.

Nessas 4 décadas o Monte Cristo só disputou 4 vezes a primeira divisão estadual.

Em sua primeira participação da primeira divisão, em 1981 o time foi o último colocado, somando apenas 5 vitórias em 40 jogos disputados. Como não houve rebaixamento naquela temporada, o clube disputou o campeonato de 82 e novamente foi o último colocado, com apenas 3 vitórias em 22 jogos. Desta vez, porém, o time não escapou do descenso.

Em 1983, de volta à segunda divisão, o Monte Cristo foi o 6° colocado dentre 10 participantes.

Em 1984 a equipe conquistou o acesso, após o vice-campeonato da segunda divisão (o Goiatuba foi o campeão daquele ano). No jogo que garantiu o acesso, em 25/11/1984, a equipe só precisava do empate, mas fez 3 a 1 no Santa Helena.
Projeto do CT para 2014

Pela terceira vez disputando a divisão principal do Campeonato Goiano, em 1985, o time foi o 10° colocado na fase de classificação (dentre 12 participantes) e teve que disputar "torneio da morte". Com a soma dos pontos da fase de classificação e do "torneio da morte", o Monte Cristo acabou na 11° e penúltima colocação do campeonato, amargando mais uma vez o rebaixamento, com modestas 7 vitórias em 30 jogos disputados.

De 86 a 96 o time disputou a segunda divisão 9 vezes e fez a pior campanha em todas. Só não caía mais porque não tinha terceira divisão. E para piorar a marca, nos anos de 1989, 1995 e 1996, o Monte Cristo perdeu todos as partidas.

Depois desta péssima fase de sua história, o time se licenciou das competições profissionais.

Voltou em 2000 para disputar mais um campeonato da segunda divisão. Desta vez, porém, o time fez uma razoável campanha. Conseguiu chegar ao octogonal final e acabou obtendo a 7° colocação final no campeonato, dentre 12 participantes.

Em 2001, o time chegou a disputar 5 partidas, mas foi eliminado precocemente do campeonato da segunda divisão por problemas financeiros com a Federação Goiana.

Depois disso, a "Águia" viveu mais um período de afastamento do futebol profissional.

O clube voltou às atividades em 2004, desta vez na terceira divisão do campeonato estadual. Disputou ainda os certames de 2005 e 2006 e acabou consignando mais um recorde negativo em sua história - em 14 partidas, somou 13 derrotas e 1 empate.

Em 2007 o time licenciou-se novamente.

Em 2008, o Monte Cristo retorna à disputa da terceira divisão, mas faz outra péssima campanha, perdendo todos os seus 6 jogos. Neste certame, aliás, a equipe goianiense acabou levando uma história goleada do Inhumas: 12 a 1, em Inhumas, no dia 9 de novembro daquele ano.

Em 2009, depois de passar por uma reestruturação, o Monte Cristo conseguiu um feito inédito: finalmente venceu a primeira partida na terceira divisão do Campeonato Goiano. A vítima foi o Mutunópolis, que jogando em casa, foi derrotado pelo placar de 3 a 2 em favor da "Águia", em 21 de outubro. O Monte Cristo não vencia uma partida oficial desde 26 de abril de 2001.

Ou seja, eles não ganhavam há 9 anos e seis meses.

Apesar de quebrar o jejum de vitórias, essa foi a única vitória do clube em todo o campeonato. A equipe acabou amargando mais uma vez a última colocação, ficando em 7° lugar dentre os 7 participantes, com 1 vitória, 1 empate e 10 derrotas, 12 gols marcados e 41 sofridos. Em seu penúltimo jogo, aliás, o Monte Cristo foi goleado em casa pelo Rio Verde por 8 a 0.

E ontem, na abertura do Campeonato Goiano da Terceira Divisão de 2010, o Monte Cristo venceu o Umuarama por 1 a 0 no estádio Zico Brandão em Inhumas.

Agora os novos dirigentes prometem uma "reestruturação" do clube, construção de um CT, time competitivo, categorias de base e planejamento de Marketing.

Eles estão à procura de parceiros, empresários dispostos a investir de 2 a 10 mil reais mensalmente no time. O retorno vem em forma de publicidade, ingressos e participação na negociação de atletas.

Olha o site deles aí: www.montecristoec.no.comunidades.ne

Até agora eles não conseguiram nenhum investidor, pelo menos a seção "Parceiros" está em branco.

Vai que aparece um doido e coloca uma grana lá...

Um comentário:

  1. Depois do Atlético, é mais um time ideal para polítcos fazerem o q mais sabem ! O Vila q se cuide é mais um q pode ir pra série A sob a batuta de um político !

    ResponderExcluir