Páginas

sábado, 27 de março de 2010

Vai cair

Aconteceu o esperado, vitória do Atlético e pedras jogadas no gramado. Acertei até o placar (2 x 1). O Itumbiara até que incomodou em alguns momentos do jogo, Márcio até fez umas boas defesas, mas no geral foi fácil. A vitória do Dragão aconteceu com gols de Chiquinho e Elias, Eraldo marcou para o desmotivado Itumbiara.

Vai chegando ao fim a trajetória de um péssimo exemplo para o futebol, um time que jogou dinheiro pelo ralo nos últimos anos e que só foi campeão quando teve um trabalho mais profissional com o técnico PC Gusmão. O prefeito Zé Gomes, o responsável pelo time, pensou apenas na promoção do próprio nome, queimou fortunas de dinheiro público e recursos da iniativa privada vindos da sua influência política.  

Zé poderia ter investido em categorias de base, em um trabalho a longo prazo pensando em uma estruturação do time. Mas não, fez o contrário, construiu o telhado antes do alicerce. E quando ele não tiver mandato? O que será do Itumbiara? Será o que foi a pouco tempo atrás quando o time foi da 3ª divisão quando Zé não estava mais ganhando eleições.

Se amanhã a Canedense perder para a Anapolina e o Trindade ganhar do CRAC. Itumbiara e Canedense estarão garantidos na 2ª divisão de 2011.

Se cair, o Itumbiara, não vai fazer falta.

Encima do muro

Há alguns anos tive o prazer de conhecer uma grande figura do futebol goiano. Me refiro a Flávio Santos, ex-jogador, dizem que era bom, não sei em que time jogou, mas com certeza não era dos melhores, virou comentarista. Trabalhou em várias rádios de Goiânia, a sua marca era cumprimentar os seus ouvintes com o "torcida amiga".

Ser comentarista parece fácil, mas não é, pode até ser cômodo em algumas situações. Ouvintes, telespectadores e leitores esperam uma posição. Ás vezes as questões são muito complexas. Esse é por exemplo do clássico deste domingo entre Vila Nova X Goiás. Quem vencerá? O time limitado, sem Roni, que tem garra, apoio da torcida e a empolgação de estar conseguindo uma classificação quase impossível? Ou vence o time mais experiente, muitas vezes vacilante, que tem jogadores com a qualidade de Fernandão, Felipe e Rafael Moura?

Voltando ao Flávio Santos, no dia em que ele viveu uma situação dessa ele disse: "Torcida amiga, nesse jogo, pode dar Goiás, pode dar Vila Nova ou pode dar empate"

Eu fico com o empate

Dá pra acreditar?

Estádio Plínio José de Souza, Senador Canedo, 15 de março de 2010, invasão de torcedores, pancadaria generalizada, uma bomba jogada pela polícia fere um jogador. O Tribunal interdidou o estádio e o dois dias depois o liberou após a construção de um muro.

Estádio JK, 7 de março, Itumbiara, o prefeito José Gomes da Rocha, acompanhado de capangas, invade campo e agride o árbitro André Luiz Castro no jogo contra o Santa Helena. O Tribunal se reuniu no dia 18, alegou que precisava de mais provas, adiou o julgamendo para o dia 23 onde não havia mais tempo pra aplicar a pena de perda de mando de campo ao Itumbiara. Os dois jogos só podem ser cumpridos no ano que vem. Zé Gomes, que assina as atas, é conselheiro, ex-presidente, fala pelo time, contrata e manda embora, não foi qualificado como dirigente e não recebeu nenhuma punição.

Liberado pelo TJD/GO veio o Jogo Itumbiara X Canedense, no qual torcedores atiraram pedras e outros objetos no campo e no assistente Divan Ferreira, a procuradoria do Tribunal pediu a interdição do estádio o que foi rejeitado pelo presidente do Tribunal.

O TJD/GO é na minha opinião uma vergonha e age de uma forma estranha e deliberada. Estupram e deturpam o CBJD e o estatuto do torcedor. Invadir gramado, jogar objetos, agredir ábitros, jogadores e torcedores se espancando e atirar bombas se tornaram fatos normais, os times perderam a responsabilidade de segurança dos estádios, basta a Polícia e o Corpo de Bombeiros darem as garantias que não foram cumpridas, emitirem os laudos que já foram emitidos, e fica tudo por isso mesmo.

E é só isso...

Até a próxima presepada desse Tribunal.

Meus palpites...

Campeonato Goiano, penúltima rodada da 1ª fase:

Sábado 27/03
Itumbiara 1 X 2 Atlético
Domingo 28/03
Morrinhos    2 X 1 Sta. Helena
Vila Nova 1 X 1 Goiás
Anapolina 2 X 0 Canedense
CRAC 2 X 1 Trindade

GP da Madrugada

Se conseguir pretendo assistir o GP da Austrália direto da terra dos Cangurus. A corrida será em um horário ruim para nós (3 da madruga) e também para eles, já que se alguma lambança acontecer, a prova pode terminar com a noite chegando, e esses carrinhos apesar de serem potentes e cheios de sensores ainda não tem faróis e a pista não tem iluminação.

Se eu não conseguir ver, imagino que amanhã irei ver nos sites: "Alonso vence na Austrália". O espanhol é favorito, acredito em Massa no pódio e em Schumacher fazendo uma boa corrida. Rubinho não deve ir bem e vai reclamar do carro, já Di Grassi e Bruno Senna podem comemorar como uma vitória cada volta que conseguirem completar com suas carroças.

Dúvidas?

Para as dúvidas... certezas neste domingo.

O atacante Roni saiu de campo machucado do jogo contra a Anapolina, na última quarta-feira, e não joga o clássico amanhã.

No Goiás, Jorginho coloca dúvidas, Felipe joga ou não? Até Fernandão, alegando dores musculares, não treinou hoje. Será que o ataque titular do verdão não irá ao OBA?

Me engana que eu gosto. Podem ter certeza, amanhã eles estarão em campo.