Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os Elefantes Brancos

"Você sabia... que a expressão “elefante branco” tem origem lá na distante Tailândia? Pois é...

Tal expressão tem o sentido de presente incômodo ou algo inútil, mas dispendioso. Segundo consta, no antigo reino de Sião (daí o adjetivo siamês), atual Tailândia, o rei costumava presentear cortesãos chatos e inconvenientes com elefantes brancos. Por ser presente real, o paquiderme não podia ser recusado nem vendido e, como era considerado sagrado, não podia ser utilizado em qualquer tipo de trabalho. Muito menos ser sacrificado. Além disso, deveria ser bem tratado e enfeitado, já que o soberano tinha o desagradável hábito de surpreender o presenteado com visitas “incertas” para verificar como ia a saúde do presente oferecido. Assim, o elefante, que tem vida longa, dava muita despesa e nenhum retorno, ou seja, não possuía qualquer utilidade para quem o recebia. Era mesmo autêntico “elefante branco”."


Fonte: http://www.paulohernandes.pro.br/



Depois da Copa de 2014 teremos "elefantes brancos" em Manaus, Cuiabá e Brasília.

Cidades sem tradição e representação no futebol com estádios ultra-modernos para abrigar jogos das séries C e D do Brasileiro.

2 comentários:

  1. Com certeza André!

    Desde a escolha das cidades sedes da Copa 2014 eu venho criticando essa politicagem via CBF-Fifa e que só faz empobrecer o futebol brasileiro ainda mais,em todos os sentidos!

    Os brasileiros em geral,salvo os destes estados(MT,DF e AM)não conhecer nada ou coisa alguma dos times: Gama-DF,Brasiliense-DF,Brasília,Guará-DF,Ceilândia,Ceilandense,Dom Bosco,Mixto-MT,Operário/VG-MT,Cuiabá,Juventude-MT,Nacional-AM,FAST-AM,Rio Negro-AM,S.Raimundo-AM,Luverdense-MT,etc,etc.

    Bem,estes times,com todo o respeito só podemos mesmos citar,e quando sabemos de algo sobre eles são em sua grande maioria por notícias de seus campeonatos estaduais,pois na Copa do Brasil ou Brasileirão-Séries C e D,por exemplo,infelizmente,em geral,não efetuam grandes campanhas.É gritante e preocupante,pra não falar indecente o rumo que tomou e que venha a tomar o futebol brasileiro acoplado a atitudes escusas como essa das escolhas das cidades da Copa 2014!


    Cidades e estados importantes para o futebol brasileiro como Florianópolis-SC,Goiânia-GO e Belém-PA ficaram de fora,não precisa nem entender de futebol pra saber que os clubes desses estados tem muito,muito mais tradição e torcida do que dos outros estados citados anteriormente,sendo que em MT,DF e AM as pessoas torcem pro Grêmio e Inter(sobretudo em MT e MS)e também torcem pra times como:Flamengo,Corinthians,Fluminense,Palmeiras,Botafogo,etc...


    Os grandes do futebol de SC são: Figueirense,Joinville,Criciúma e Avaí.
    Os grandes de GO são:
    Goiás,Vila Nova e Atlético GO.
    Os grandes do Pará são:
    Remo e Paysandu.

    E os grandes de AM,DF e MT??Não tem nem times médios mais:Os tradicionais Nacional e Rio Negro não são mais aqueles de 30 ou 40 anos atrás.Até em seu estado:AM - perderam sistematicamente espaço para times do Nordeste,Sudeste e Sul,além dos que passaram nos últimos 30 anos a torcerem pelos vizinhos Remo e Paysandu.Em Brasília,a mesma coisa.São times que nem quem é de lá tem simpatia.

    O DF foi "retirado" das costelas de Goiás e os que não torcem pros times de fora,torcem pra times de GO,igual aos moradores do Tocantins.No MT entao nem se fala,é Flamengo,Grêmio e Inter na cabeça!

    E o público?
    Há alguns anos atrás teve uma final no AM entre creio que entre S.Raimundo X FAST,que teve um público irrisório pra uma final de estadual,imaginem esses "futuros" estádios modernos nessas regiões:é jogar $$$$ público pelo ralo e sendo que depois não terão serventia alguma,pois até a Seleção Brasileira fica décadas sem jogar lá...


    É decepcionante isso André,uma verdadeira realidade nua e crua de desrespeito ao maior e mais tradicional futebol do mundo e ao torcedor mais fanático e apaixonado do mundo - o brasileiro!


    Abração!

    http://www.digaofutebol.com

    ResponderExcluir
  2. Clériston Andrade24 de junho de 2011 10:29

    Concordo com vocês,e o pior:
    Como ficará o nosso país sem a "grana" pros investimentos realmentes prioritários:como- saúde,educação,rodovias,habitação,combate à violência,inserção de jovens no mercado de trabalho,aumento do salário mínimo,manutenção e conservação de pontes,etc.etc...


    Viraremos uma Grécia daqui há alguns anos,não teremos dinheiro pra nada,ficaremos décadas pagando os bilhões$$$$ que foram desviados das obras mau-acabadas e padeceremos e sairemos vergonosamente de um patamar de país com inflação controlada e bom pagador em poucos anos pra um país falido,mau pagador e em degeneração !


    Deus,salve o Brasil!

    ResponderExcluir