sábado, 17 de dezembro de 2011

Fotos raras: Luvanor na Anapolina (até eu estou na foto)

Amapolina de 1994
Essa foto é do time de 1994 da Anapolina. Me lembro de quase todos, eu estou na foto, de fone entre o zagueiro Wladimir e o lateral Jairo. Na época eu trabalhava na Rádio São Francisco de Anápolis. O Bilzão, ex-Goiatuba está do lado do Wladimir. O segundo, agachado, da esquerda para a direita é o Luvanor, na sequência o Edivaldo Teles, o Maurinho (Mauro Lopes, que hoje é comentarista em Anápolis) e Alex. Esse time era bom no papel, mas não foi tão bem em campo.

Vila Nova, primeiro título do Goianão completa 50 anos

Meu amigo Ralph Rangel me lembrou. No dia 17 de Dezembro de 1961, o Vila Nova conquistou o seu primeiro título do Campeonato Goiano.

Eis o time:
Clique para ampliar


João Bosco presidente: A LUZ no fim do túnel

A eleição para a presidência executiva do Goiás está marcada para a próxima quarta-feira, 21 de dezembro, a partir das 17h30, no Spazio Verde, na Serrinha. O pleito também define a data da posse do novo presidente e seus dois vices, cujo mandato começa em 1º de janeiro de 2012 e termina em 31 de dezembro de 2013.

Interessados em concorrer devem registrar chapas até as 18 horas de segunda-feira, dia 19, na secretaria geral do clube. Para votar ou ser votado, o conselheiro não pode estar inadimplente. O prazo final para regularizar a situação é sábado, dia 17, ao meio-dia.

Por enquanto apenas uma chapa está inscrita. A Nova Geração encabeçada pelo advogado João Bosco Luz, com os vices os vices Sérgio Rássi e Adriano Oliveira.

João Bosco é o melhor nome hoje para assumir o Goiás. É a luz no fim do túnel. Agrada a oposição e situação. É um dos grandes juristas esportivos do Brasil, conhecido e respeitado, fez parte do STJD e já representou juridicamente o Clube dos 13.

João, que foi peça fundamental, na gestão Raimundo Queiroz, sabe o que é fazer uma admistração descentralizada, com a participação de várias diretorias cuidando de diversas áreas do clube.

Ele também sabe se relacionar, tem postura e posição, não tem perfil de que será "pau-mandado".

João Bosco sempre teve posições firmes no Goiás, não pode se dizer que ele era oposição ou situação; Em várias oportunidades criticou publicamente algumas atitudes do departamento de futebol do Goiás na gestão Pedro Goulart, depois, apoiou Raimundo Queiroz nas últimas eleições do clube, quando Syd de Oliveira Reis venceu tendo ao seu lado Hailé Pinheiro.

Hailé, que hoje indica e apóia João Bosco, mostra que está pensando no futuro do Goiás.

João Bosco Luz, avisa: "Passado é passado. E deve se pensar assim mesmo. É bola pra frente.

Na quarta-feira, deve haver apenas uma aclamação, já que o conselheiro Flávio Ramos não deve lançar chapa.

Na minha opinião, o movimento Reage Goiás, que tem razão em 100% das suas reinvidicações, deve agora, com mais tempo, sem a barreira intransponível dos Pinheiros, tentar nessa nova administração, colocar as suas idéias e reinvidicações.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Itumbiara define treinador

Depois de tentar a contratação do técnico Mauro Fernandes o Itumbiara confirmou nesta quarta-feira a contratação de Roberto Fonseca, que neste segundo semestre comandou o Paraná Clube no Campeonato Brasileiro da Série B e dirigiu a Caldense no Campeonato Mineiro.

Aos 49 anos, Roberto Fonseca começou como treinador do Águia-PR e teve passagens por XV de Piracicaba, Oeste, Botafogo, Rio Branco, São Caetano-SP, América-RN, Criciúma-SC e Ituiutaba-MG (hoje Boa Esporte). A estreia do Itumbiara no Campeonato Goiano de 2012 acontece no dia 22 de janeiro, às 17 horas, fora de casa, contra o Goianésia.

É um bom treinador.

A situação das eleições do Goiás

Hailé Pinheiro está ocupando a presidência do Goiás desde setembro de 2010. É presidente executivo sem ter sido eleito pra isso.

Assumiu o cargo depois de derrubar Syd de Oliveira Reis, candidato que ele apoiou nas eleições do Clube.

Os vices, Tião Macalé e Alexandre Iunes, tinham renunciado. Hailé deveria convocar eleições em 60 dias. Não o fez. Nem o todos os conselheiros ou sócios poderiam autorizar isso, o estatuto não permite.

Hailé está irregular no cargo. Isso é um fato indiscutível, digno dos mais famosos golpes de estado.

O "presidente" do Goiás fez pior, poucos meses depois, convocou na "calada", uma assembléia, onde ao lado de seus parentes e amigos resolveu alterar as regras de eleições do Clube.

Tirou o poder de voto dos sócios para as eleições da presidência executiva. Hailé traiu descaradamente os mesmos sócios que o fizeram vencedor nas últimas eleições do Goiás desde 2002.

Em mais um ato de casuísmo, foram incluídas outras regras para dificultar o processo democrático no clube. Para ser candidato à presidência do Goiás não basta ser conselheiro, agora, são necessárias 50 assinaturas de membros do conselho, ou seja, 20% dos conselheiros devem assinar e assumir publicamente o apoio à candidatura. Essa alteração fere de imediato o sigilo de um próvável voto.

Todas essas alterações foram feitas sem uma discussão adequada.

Se não bastasse ser Presidente Executivo e do Conselho, Hailé acumula também todas as diretorias, centralizando totalmente as decisões. Como ninguém dá conta de fazer tudo ao mesmo tempo, os diversos setores do Goiás não funcionam adequadamente. Viu como é fácil ver e explicar porque o Goiás não decola?

Quer mais? Até hoje (15/12) não marcaram as eleições no Goiás. Antes, falavam em eleição no dia 20, não dá mais, o estatuto diz que o edital marcando a eleição deve ser publicado no mínimo a cinco dias de sua realização.

Mas o edital deve ser publicado amanhã. Então as eleições devem ser no dia 22.

Que tudo corra bem e que o novo presidente dê novos rumos ao Goiás.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Goiás contrata 4 e perde Marcelo Costa

O superintendente do Goiás Marcelo Segurado confirmou a contratação de quatro jogadores: O goleiro Edson, ex-Atlético, o volante Juliano, do Internacional e o meia Marinho, que também é do Inter, mas estava no Paraná.

Além deles um volante também já estaria acertado, mas Segurado não quis divulgar o nome do atleta.

Opinião

Esse é o tipo de negociação que tem a cara do Ediminho Pinheiro, que adora pedir um jogador emprestado, de preferência com os salários pagos pelo time que está emprestando.

Já fizeram isso com o Palmeiras e não deu certo.

Coisa de dirigente que pensa pequeno, que jamais poderia comandar um departamento de futebol como o do Goiás.

Esses jogadores virão para Goiânia pensando no Inter. Se forem bem, voltam pra lá, se forem mal, voltam também. Não terão compromissos com o clube a cidade. Os objetivos deles serão pessoais.

Além disso ocuparão provavelmente o espaço de jogadores da casa. Na prática o Goiás vai revelar jogador para o Inter.

Alguém tem que acordar no Goiás e pensar em trazer jogadores que estejam livres para contratos longos, para montar uma base, aquele be-a-bá que dá certo com quase todos os times que fazem.

Marcelo Costa

O meia Marcelo Costa voltou atrás, depois de acertar a renovação de contrato com o Goiás, “Roeu a corda” e não fica.

Recebeu uma proposta melhor do Caxias/RS.

Que fase heim... perdendo jogador para o Caxias.

Sportv perde Libertadores

Quem já ficou acostumado a acompanhar a Copa Libertadores pela canais Sportv vai ter que mudar de hábitos em 2012. A Globo confirmou que seu braço esportivo na TV fechada não irá transmitir o torneio continental no próximo ano. A nova dona dos direitos de transmissão é a Fox Sports, que promete dois narradores de peso e lançará o seu canal apenas três dias antes do início da competição.

Segundo informação publicada no portal "Uol",  Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo, confirmou que o Sportv não vai transmitir a Libertadores no próximo ano. Contudo, na TV aberta, a emissora carioca segue sendo dona dos direitos com exclusividade e poderá transmitir os jogos de Corinthians, Vasco, Fluminense, Flamengo, Inter e Santos.

Além de perder os direitos de transmissão, a Sportv deve ganhar uma forte concorrente com a chegada da Fox Sports, que divulgou que montou uma equipe com cinco narradores fixos e mais de 70 profissionais.

Na grade do novo canal também estão previstos 11 torneios de tênis, oito competições de velocidade e um pacote de lutas. Especula-se, inclusive, que o novo canal pode rivalizar com a Sportv pelo UFC, já que apesar da emissora carioca deter os direitos de transmissão da franquia na TV aberta e Fechada, a Fox é a grande aliada comercial de Dana White, tendo sido a responsável pela primeira transmissão para a TV aberta dos Estados Unidos.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Goiás renova com Marcelo Costa

O Goiás anunciou a renovação de contrato do meio-campista Marcelo Costa. O jogador fica no time esmeraldino até novembro de 2012.

Marcelo Costa teve boa participação em parte do Campeonato Goiano e no final da Série B.

É um bom jogador. Para render precisa estar no auge da forma.

Vale a pena dar a ele mais uma oportunidade.

Até o momento, o Goiás só renovou com Marcelo Costa para a próxima temporada. 

CBF divulga confrontos da Copa do Brasil

A CBF anunciou, na manhã desta terça-feira, os confrontos da Copa do Brasil de 2012. Com um total de 64 clubes, assim como já tem ocorrido nos últimos anos, o torneio tem início previsto para o dia 7 de março e será disputado em seis fase. As finais acontecerão nos dias 11 e 25 de julho. A tabela completa, com locais, datas e horárioas, será divulgada até sexta-feira.

Confira os confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil 2012:

Chave 1 - Palmeiras-SP x Coruripe-AL
Chave 2 - América-RN x Horizonte-CE
Chave 3 - Ceará-CE x Gama-DF
Chave 4 - Paraná-PR x Luverdense-MT
Chave 5 - Cruzeiro-MG x Rio Branco-AC
Chave 6 - Chapecoense-SC x São Mateus-ES
Chave 7 - Atlético-PR x Sampaio Corrêa-MA
Chave 8 - Criciuma-SC x Madureira-RJ
Chave 9 - Grêmio-RS x River Plate-SE
Chave 10 - Ipatinga-MG x Real-ES
Chave 11 - Náutico-PE x Santa Cruz-RN
Chave 12 - Fortaleza-CE x Comercial-PI
CHave 13 - Bahia-BA x Auto Esporte-PB
Chave 14 - Remo-PA x Real-RR
Chave 15 - Portuguesa-SP x Cuiabá-MT
Chave 16 - Juventude-RS x Operário-PR
Chave 17 - São Paulo-SP x Independente-PA
Chave 18 - Bahia de Feira-BA x Aquidauanense-MS
Chave 19 - Atlético-GO x Gurupi-TO
Chave 20 - Ponte Preta-SP x Sapucaiense-RS
Chave 21 - Atlético-MG x CENE-MS
Chave 22 - Santa Cruz-PE x Penarol-AM
Chave 23 - América-MG x Boavista-RJ
Chave 24 - Goiás-GO x Paulista-SP
Chave 25 - Coritiba-PR x Nacional-AM
Chave 26 - ASA-AL x Santa Quitéria-MA
Chave 27 - Sport-PE x 4 de Julho-PI
Chave 28 - Paysandu-PA x Espigão-RO
Chave 29 - Botafogo-RJ x Treze-PB
Chave 30 - Guarani-SP x Brasiliense-DF
Chave 31 - Vitória-BA x São Domingos-SE
Chave 32 - ABC-RN x Trem-AP

Vila Nova contrata dois atacantes

Dinei e Maranhão agora são do Vila Nova
O diretor de futebol do Vila Nova Jair Rabelo anunciou na tarde desta terça-feira, a contratação de dois atacantes para a temporada de 2012.  Maranhão, de 26 anos, com passagens pela Anapolina, Mineiros, Canedense e Virória de Guimarães e Dinei, 26 anos, que atuou no inicio desta temporada pelo Crac, são os novos reforços do Tigrão para a disputa do Campeonato Goiano e Campeonato Brasileiro da Série C. Jair Rabelo confirmou que o Vila Nova negocia com lateral-direito Nêgo, que disputou o Campeonato Brasileiro da Série B pelo ABC.

Dinei foi bem no Goianão, foi dele o 5º gol na vitória por 5 a 1 do CRAC encima do Goiás na Serrinha esse ano.

Maranhão, em 2010, foi um dos destaques do Campeonato pela Anapolina. Maranhão, assim como Dinei, se destacou também em uma goleada, encima do Goiás, por 5 a 2, na Serrinha.

O Vila Nova iniciará a pré-temporada no dia 27 de dezembro. O time colorado estreia no Campeonato Goiano contra o Crac, no dia 22 de janeiro, no Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão, ás 17 horas.


Dinei
Nome:José Ednei Amaro de Brito
Data de Nascimento: 12-04-1985 (26 anos)
Naturalidade: Tancará da Serra
Posição: Atacante
Altura:182 cm
Peso: 82 kg
Clubes:
2011/12: Rio Ave- Portugal
2011: CRAC-GO
2010: Vila Aurora-MT
2010: Uberaba-MG
2009: Araguaia-MT
2008: Boss Bình Định- Vietnã
2007: Marília-SP
2006: Vila Aurora-MT
2005: Rondonópolis-MT

Maranhão
Nome:Rogério Alves Nunes
Data de Nascimento: 29-01-1985 (26 anos)
Naturalidade: João Lisboa (MA)
Posição: Atacante
Altura: 175 cm
Peso: 67 kg
Clubes: Vitória Guimarães, Grêmio Anápolis, Anapolina, Canedense, Mineiros, América-MG e Tombense-MG

Atlético pode perder o zagueiro Anderson

O Atlético contava com a permanência do zagueiro Anderson que veio por empréstimo do Ceará.

Dirigentes, jogador e empresário acertaram tudo. O empresário, Márcio Melo, chegou a garantir, dando a palavra, que a liberação do Ceará estava pronta.

Nessa semana, o Atlético mandou um emissário à Fortaleza. Viagem perdida, a pessoa voltou sem a liberação.

A novidade é que surgiu o Fluminense na parada. Anderson deve "roer a corda" com o Atlético/GO. Até o Ceará deve ganhar um dinheiro.

Novo contratado do Vila é sósia do Marcelinho

Novo contratado do Vila Nova, o goleiro Júlio César, é a cara do Marcelinho Carioca.

Times inesquecíveis - Flamengo de 1981

A maior partida da história do Flamengo. O jogo da vida de todos os rubro-negros. Este foi o Flamengo x Liverpool, de 13 de dezembro de 1981. Campeão da Taça Libertadores da América, batendo o Cobreloa na final, a equipe brasileira entrava em campo para eliminar o estigma de que não era apenas "time de Maracanã", visto que seus principais títulos até aquela época foram conquistados no "Maior do Mundo" (lembrando que apenas 20 dias antes o clube havia derrotado o Cobreloa em Montevidéu, conquistando o título continental de 1981).

As épocas douradas dos dois times iniciaram juntas, em 1978, ano que a equipe inglesa venceu a Liga dos Campeões da UEFA, dando início a uma seqüência de conquistas de dois campeonatos ingleses (1979/1980) e o título europeu de 1981. Enquanto isso, o clube brasileiro vencia o tricampeonato carioca (1978/1979/1979 especial), o Campeonato Brasileiro de 1980, o Campeonato Carioca 1981, além do título continental deste mesmo ano.



O Liverpool era o grande favorito por ser o maior time da época. O time inglês superara Bayern de Munique e Real Madrid nas duas últimas fases - semifinais e final, respectivamente - da Copa dos Campeões da UEFA. Mas, essa fama dos ingleses e seu ar arrogante de superioridade seriam fatais para eles.

Os 62.000 torcedores que compareceram ao Estádio Nacional de Tóquio, dentre eles, muitos rubro-negros, não viram um show dos vermelhos, mas sim, do vermelho e preto, que trajava sua camisa branca na decisão. Viram um show de Zico, inspiradíssimo. Viram um show do futebol brasileiro. Um show que garantiu o título para o Fla ainda no primeiro tempo, com um indiscutível 3x0, para acabar com as dúvidas de quem era o melhor. Não apenas naquela partida, mas o melhor do mundo. E era o Flamengo.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Vila Nova contrata goleiro que subiu para a Série A

Júlio César é do Vila
Fim do mistério. O repórter Wendell Pasquetto da Rádio 820 desvendou o mistério.

O goleiro Júlio César, titular em 37 dos 38 jogos, na Ponte Preta, time que conseguiu o acesso à Série A, é o mais novo contratado pelo Vila Nova.

O jogador será apresentado nesta quarta-feira juntamente com um novo patrocinador do Vila Nova.

Júlio, de 33 anos, se tornou profissional em 1999 atuando pelo Juventus, clube onde jogou até 2001 e depois voltou no ano seguinte depois de uma passagem pelo União São João.

Em 2003 foi contratado pelo Santo André, clube no qual fez história ao conquistar a Copa do Brasil em 2004, sendo o goleiro titular nas duas partidas contra o Flamengo.

Depois do Santo André teve boas passagens por Marília e São Caetano, até que no segundo semestre de 2009 voltou ao Santo André, e no final de 2010 acabou não renovando com o clube, aceitando a proposta da Ponte Preta.

Júlio foi titular no Campeonato Paulista, onde a Ponte terminou na 5ª posição, atrás somente dos quatro grandes de São Paulo.

A contratação do goleiro pode representar o resgate do otimismo da torcida, tão abalada diante dos acontecimentos do ano.

Se um grande time começa por um grande goleiro, está aí o Júlio César.

Esmeraldino.com sofre intimidação

O portal esmeraldino.com divulga com muita qualidade as notícias diárias do Goiás. Mesmo sendo um portal voltado para uma só torcida as informações são isentas.

Essa imparcialidade vem irritando os dirigentes do Goiás.

Olhem essa notícia:

O Portal Esmeraldino, desde sua primeira matéria em 15 de outubro de 2005, busca trazer a verdade e realidade do Goiás Esporte Clube para o torcedor. Neste caminho, bons e ruins relacionamentos com dirigentes do clube foram atingidos. O Portal sempre buscou a verdade, independente de quem comanda ou não o nosso time do coração.

Na semana que se passou, o Portal foi vítima de uma tentativa de descrédito por conta de pessoas ligadas a diretoria do Goiás Esporte Clube. O motivo? A página do clube no Facebook. A página pode ser acessada clicando aqui.

O dono da página foi procurado por pessoas ligadas à diretoria esmeraldina, oferecendo parcerias entre clube e os usuários da rede social Facebook. No entanto, algo foi pedido em troca da parceria: retirar o Portal Esmeraldino como fonte de notícias da página.


Prontamente, o dono da página negou a oferta, dizendo que o Goiás sequer se preocupa com sua torcida, e que não seria agora que isso iria acontecer. Acrescentando, o dono ainda disse que mais inviável ainda o fato de retirar o Portal Esmeraldino na cobertura das notícias, afinal o site era a verdadeira e principal fonte de informações dos torcedores.

Posteriormente, o comandante da página ainda recebeu outra ligação, mas desta vez ameaçando retirar a página dele, afinal o nome que estava sendo usado era o do clube. Em resposta, o dono novamente disse que não mudaria de opinião e não retiraria o Portal Esmeraldino. Ao comentar sobre o nome da página, o dono ainda complementou dizendo que ele poderia facilmente criar outra página ou alterar o nome da atual, afinal isso não faria diferença para a torcida, e nem para o bom andamento das notícias e interações entre os esmeraldinos.

Em resumo:

Mais uma vez, e de forma baixa, o Portal Esmeraldino vem sendo vítima de tentativas de retirada do ar. Desta vez foram pessoas diretamente ligadas à diretoria esmeraldina que tentaram este feito. Estão tentando tirar de vocês, torcedores e internautas do Portal Esmeraldino, uma das principais fonte de verdade e honestidade a respeito de informações do Goiás Esporte Clube.

Não é a primeira vez, e nem a última que isso irá acontecer. Algumas poucas pessoas dentro do clube não aceitam que a verdade seja revelada aos torcedores, que estes sim para nós, são os verdadeiros donos do Goiás. O Portal Esmeraldino não se intimidará com estas pequenas, baixas, fajutas e covardes ameaças, afinal, apesar de poucos irem contra, muitos esmeraldinos confiam em nosso trabalho.

Não seremos calados. Não seremos retirados do ar. A verdade, doa ela em quem doer, será dita. Todas as matérias e demais interações do Portal Esmeraldino visam à verdade. Estaremos sempre aqui, com nossa equipe de 13 profissionais, prontos para informar você, leitor e internauta, com matérias atualizadas e em primeira mão do maior clube do Centro Oeste!

Contamos com o apoio de todos.

Wanderson Guimarães

Times inesquecíveis - Goiânia de 1974

Clique para ampliar

Times inesquecíveis - Goiás 1994

Clique para ampliar

O reforço misterioso do Vila Nova

Vem aí uma grande contratação do Vila.

Na quarta-feira, será anunciado um jogadoror que estava em um time da Série B que conquistou o acesso para Série A.

O reforço pode ser da Portuguesa, do Náutico, da Ponte Preta ou do Sport.

O jogador foi titular absoluto e jogou quase todas as partidas do campeonato.

É experiente, líder e tem conquistas na carreira.

Quem seria?

Vamos às possibilidades:

PORTUGUESA: Wéverton; Luís Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Rai, Henrique, Marco Antônio e Ananias; Edno

SPORT: Magrão; Moacir, Gabriel, Montoya e Wellington Saci; Hamilton, Robston, Thiaguinho, Maylson e Marcelinho Paraíba; Roberson

PONTE PRETA: Júlio César; Guilherme, Leandro Silva, Ferrón e Uendel; Josimar, João Paulo Silva, Caio e Renato Cajá; Ricardinho (Renatinho) e Ricardo Jesus

NÁUTICO: Gideão; Peter, Marlon, Ronaldo Alves e Airton; Everton, Elicarlos, Lennon e Eduardo Ramos. Kieza e Rogério

Pela capacidade do Jair Rabelo tenho a impressão que a contratação será excelente.

Jair já trouxe para o estado, Doriva ex-São Paulo, Sérgio Nery ex-Guarani, Marco Antônio Boiadeiro ex-Cruzeiro, Gaúcho ex-Flamengo, Alfinete ex-Corinthians e muitos outros grandes nomes.

O diferencial é o conhecimento de mercado.

Na atual situação do Vila, qualquer um dos citados acima seria reforço.