Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

Os motivos da saída de Charlie Pereira do Mais Esportes


Meus amigos internautas, diante de tantos questionamentos que venho recebendo, não posso me omitir de explicar uma das coisas mais desagradáveis que já vi em 23 anos de crônica esportiva. Quando pensei ter visto de tudo, presenciei um fato extremamente constrangedor em que a vítima foi uma pessoa de bem.

No último dia 22 de junho de 2012, uma sexta-feira, o comentarista Charlie Pereira solicitou uma reunião comigo, já que sou coordenador de esportes e com o editor do programa Mais Esportes, o jornalista Rafael Vasconcelos. Charlie, visivelmente constrangido, disse ter sido comunicado pelo departamento de pessoal da 730, que por determinação superior, a partir daquele momento, estava sendo exigida a exclusividade dos seus serviços de coordenador e comentarista na Rádio 730.

Vale lembrar, que quando Charlie foi contratado pelo Mais Esportes, após aceitar a proposta, a palavra final só veio depois que a direção da Rádio foi comunicada e não havia nenhum impedimento. No quesito mais importante do acerto, ficou combinado que os horários de trabalho de Charlie na TV não o prejudicariam de maneira alguma na Rádio.

Charlie nos relatou que não houve maiores explicações, lamentava sair, disse que estava motivado em ter a oportunidade de trabalhar na televisão, e que, infelizmente, naquele momento, ele teria que optar pela rádio onde tem um melhor salário, apesar de que não seria recompensado financeiramente pela exclusividade.

É muito comum no nosso meio, as pessoas trabalharem no Rádio e na televisão, Nivaldo Carvalho, Cecília Barcelos e Edson Rodrigues, que são da 730, também trabalham e continuarão conciliando os dois meios. A decisão da Rádio foi exclusiva ao Charlie Pereira.

De imediato, eu e Rafael, manifestamos a nossa solidariedade, entendemos a sua situação. Acima de tudo, deixamos as portas abertas para esse grande profissional. Charlie é um amigo e uma das pessoas mais íntegras que conheço.

E qual seria o motivo? Logo, ligamos uma coisa com outra, Maurício Sampaio ex-vice-presidente do Atlético/GO e sócio-proprietário da Rádio 730, recentemente assinou um documento proibindo a PUC TV de exercer seu trabalho nas dependências do Atlético/GO, onde apresentava como motivo a presença no nosso quadro de profissionais o comentarista Valério Luiz, considerado por Maurício Sampaio, persona non grata no clube.

Diante da situação, em busca de respostas. O Mais Esportes, através do diretor de programação da PUC TV e comentarista Daniel Santana, procurou o sócio proprietário da Rádio 730, Maurício Sampaio, para saber os motivos da decisão da emissora. Maurício Sampaio disse que depois de assitir o programa Mais Esportes do último dia 21, havia chamado Charlie no seu cartório, e que apenas o perguntou de que lado ele estava, e que o fato dele trabalhar ao lado do comentarista Valerio Luiz o incomodava. Maurício disse a Daniel quem não está ao seu lado está contra ele.

Ao saber disso, imagino o drama que Charlie passou.

Joel Datena, o outro sócio-proprietário, pelas informações que recebi, estava ausente e não estaria participando das decisões da emissora. Imagino que ele seria contra.

Ficou claro que o programa Mais Esportes sofreu uma retaliação. O autor só não pensou nas consequências do seu ato.

O trabalho do Charlie Pereira na PUCTV era honesto e honrado. Ele não merecia ter a sua carreira prejudicada por fatos que não tinha nenhuma ligação.

Esse é o assunto do meio e a repercussão é extremamente negativa. O sentimento é de indignação com todos os colegas que conversei a respeito.

Nunca aconteceu nada parecido na crônica esportiva de Goiás. Até mesmo, quando Kajuru, na Rádio K, e Manoel de Oliveira, na TBC, torcavam farpas, jamais qualquer um deles colocou qualquer impedimento para funcionários que tinham em comum. Mané e Kajuru, homens de comunicação não confudiram as coisas.

Torço para que Maurício Sampaio saiba diferenciar o torcedor, dirigente e dono de rádio. Sob pena, com essas atitudes, de abalar a crediblidade de uma Rádio que sempre pautou pela liberdade de expressão.

36 comentários:

  1. Uma rádio que tem como comentarista o Kleber Ferreira (famoso pelo episódio da dignidade com o Paulo Beringhs), que é comandada por diretoria de time de futebol, que (ou manda ou permite) os seus funcionários falarem bem de um time e MAL (maldosamente) de outros, passa do lado jornalistico para o lado passional.

    Triste episódio andré, por isso que muita gente chama essa rádio de Zero Trinta e Sete. Uma rádio que já foi uma das MELHORES DO BRASIL!!!

    O mais esportes tem que segurar nos seus valores pois além de desempenhar um EXCELENTE trabalho (já elogiei em vários episódios 'polêmicos') ele também é referência para centenas de novos jornalistas que estão se formando agora, que tem como base o trabalho feito pela PUC-TV, que precisam dessa orientação e desse espelho de ética e seriedade.

    Essa turma vai sair das faculdades e entrar nesse mercado de trabalho, e pode ser atraída por algumas atitudes que vão em contrário das atitudes corretas e honrosas.

    Vocês poderiam ficar quetinhos em todos esses casos, inclusive nesse, para não se desgastarem... mas... tomam outra atitude certa, do jornalista sério, que é expor ao seu publico FATOS, e deixar ele traçar as suas próprias opiniões a respeito.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia André Isac!

    Apesar de a muito pouco tempo o Mais Esportes, fico triste com o episódio que vem na contra-mão da democracia e da sociedade que vem arduamente tentando expurgar do nosso convívio essas práticas do tempo da ditadura.

    Me solidarizo com a PUC TV e o programa Mais Esportes e principalmente com Charlie Pereira, excelente jornalista, apesar de conhecê-lo apenas pela tv.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Não tenho nada contra o Mais Esporte, até assito. Porém o Valério estrapola a tal liberdade democrática, ele confunde críticas com chacotas, ele vive curtindo com o Atlético. Apóio totalmente a decisão do Maurício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que o Charlie Pereira tem haver com o problema dos dois? Quem aprova a decisão do Maurício é tão ditador quanto ele.

      Excluir
    2. Não é atoa que você nem colocou seu nome no comentário... é covarde!

      Excluir
  4. ‎André Isac, ate quando vc vai perder audiencia, credibilidade e agora colaboradores por defender esse senhor Valerio Luiz, ele vale tudo isso? Começa a pesar o custo beneficio em manter essa lingua afiada no seu programa, pq ao meu ver isso é só o começo...

    ResponderExcluir
  5. Lamentavel ha atitude desse cidadão que acha que está vivendo na epoca da ditadura, da censura, e com essa perda espero que o Jean Lopez volte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Charlie Pereira assim como o Edson Rodrigues estão fazendo muita falta! E pelo Edson ser também da mesma emissora de rádio, fica parecendo que ele saiu da mesma forma.

      O Jean Lopes está fazendo falta também. Será por que ele saiu?

      Excluir
    2. Até hj não sei o real motivo da saida do Jean Lopez, axo ele um dos melhores comentarista da TV, Espero que o André Isac contrate o Jean Lopez de volta!!!

      Excluir
  6. André Isac,
    Assisto o Mais Esportes desde que se chamava UCG Esportes e claro, também assisto a outros programas esportivos concorrentes e garanto que o Programa Mais Esportes assim como o Programa TBC News Esportes não tem costas quentes, pois tratam todos os clubes e todas as torcidas da mesma forma. Os outros programas como da Fonte TV, Tv Capital, Tv Anhanguera, Tv Serra Dourada, Tv Goiânia, por exemplo, também não quer dizer que são parciais, mas em um momento ou outro eles são, mesmo não querendo, mas não quer dizer que são ruins.


    O Valério Luiz é um dos comentaristas mais diretos e sérios e ao mesmo tempo engraçado dependendo da situação do debate em questão. Às vezes ele estrapola sim, outras vezes é comedido, mas nada que chegue aos pés de outros como o Neto, da Band(que é em rede nacional, foi um jogador medíocre, não ganhou nada, não sabe falar, vem com seus furos de reportagens que são uma furada(sempre erra as contratações, através de suas fontes "seguras"),é parcial, arrogante, e por aí vai. Outros tantos da mídia nacional são bem piores que o Valério. Acho que só porque o Valério vai direto ao assunto e não tem vergonha de dar a cara pra bater é que algumas pessoas se sintam incomodadas com isso.

    E digo mais: Essas picuinhas do ACG com a PUCTV em nada se justifica, pois se eles tem algo contra o Valério, é contra o Valério,o que os outros profissionais da emissora tem a ver com isso? Com certeza é resultado da péssima fase atual do Atlético-GO que estão dessa forma, pois se estivessem ganhando não estariam tão preocupados assim com as opiniões de Valério Luiz pois eles provavelmente estariam ouvindo mais elogios que críticas e cobranças!

    Na verdade, os dirigentes rubronegros tem mesmo é que arregaçarem as mangas e trabalharem para que o time tenha bons resultados dentro de campo e se preocuparem mais com o Atlético-GO que é o único clube do estado na elite do futebol brasileiro e deixar o Valério fazer o seu trabalho e que os dirigentes do Dragão façam o seu, algo que não está acontecendo.

    Essa diretoria está mostrando que está fragilizada após a perda do título e não consegue convencer e querem colocar a culpa na imprensa que é unânime em criticar com razão o Atlético-GO, então seria apenas a PUC TV a única a ser "barrada"? Prova que além do Valério incomodar deixa evidente que eles tem medo do que ele fala pois querem calar a emissora em decorrÊncia das opiniões do Valério Luiz, o que prova então que o time sabe de suas deficiências e que o comentarista fala o que realmente está ocorrendo!

    Agora o que todos têm que observar é que Valério Luiz fala bem ou mal de todos os clubes de acordo com o que ele está vendo, critica, elogia, mas isso depende do que o time produz dentro de campo e dos acontecimentos extra-campo. E os torcedores e a cúpula do Vila Nova então? O tanto que o Valério já meteu o pau no Tigrão e isso não chegou a esse ponto? É mais uma prova dos dirigentes melindrosos do Dragão que pensavam que o clube por ter chegado onde chegou não passaria nmunca mais por crise e se imaginavam talvez como os Reis do Cento-Oeste, os inatingíveis, os imbatíveis... Assim como o goiás pensou muitos anos e caiu e está tentando se reerguer, o Atlético segue o mesmo rumo, mas o Goiás fiocu em evidência por 3 décadas e o Atlético-GO? Então é preciso humildade e ação para que o time honre nosso estado e a sua torcida e não fique choramingando para não serem criticado! Isso sim,é falta de profissionalismo! Eles estão agindo como torcedores e não como dirigentes de um time profissional da elite do futebol brasileiro!

    Abração

    http://www.digaofutebol.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, esse blog é seu? Vc deve escrever só pra vc né? Quanta parcialidade né moxézinho?

      Francisco Ferreira

      Excluir
  7. esse MAURICIO PERILLO SAMPAIO COMO DONO DE CARTORIOÉ UM PESSIMO DIRIGENTE DE RADIO, Q CREDIBILIDADE A RADIO DELE TEM,NENHUMA,TUDO Q O KAJURU CONSTRUIU ELE TA ACABANDO

    ResponderExcluir
  8. depois deste episodio podemos concluir:

    que moral os comentarista da 730 vai ter, se falar mal de quem o dono não gosta, é chamado nas falas pelo dono.

    que liberdade os comentarista terão?.
    depois desta infelismente o charlei pode encerrar a carreira como comentarista, pois não tem indepedencia e coragem suficiente para bancar suas opinoões

    ResponderExcluir
  9. Uma Rádio que tem como comentarista Cleber Ferreira e um dono Atleticano só poderia dar nisso. Ridículo a atitude desse Mauricio Sampaio.
    O mais esporte é um programa que assisto todos os dias e gostaria que voltasse o Jean Lopes, pois ele fala o que acontece mesmo e não é parcial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta porque da saida do Jean Lopes.

      Vamos ver se eles tem coragem de expor o que acontece nos bastidores do Mais Esporte.

      Excluir
  10. O Charlie Pereira é educado, comedido e também bom profissional. O valerio Luiz é as vezes, grosso,irritado, mas também é um bom profissional e todos os dois merecem respeito pois trabalharem na tv ou rádio com esses timecos aqui de GO nessa crise e decadência que estão não é pra qualquer um!

    A torcida é em parcial e não tolera o valério, tanto a torcida do Atlético, a do Goiás, Itumbiara, a do Vila então, nem pensar, mas é por que torcedor só querem ouvir o que lhes é agradável igual aos dirigentes do Dragão!

    Tomara que o Jean Lopes e o Charlie possam voltam ao Mais Esportes e trabalharem juntos com o Valério Luiz, aí sim o bicho iria pegar!

    Falaram tanto da antiga Rádio K, que estava sofrendo censura, agora vem a RÁDIO 730, (ex Rádio K) e faz a mesma coisa!

    #ChupaDragão

    ResponderExcluir
  11. Não gosto do Valério, nunca gostei, mal educado, groseiro com quem assiste e comenta o programa, mas isso não justifica essa postura infantil da Rádio 730.
    Quanto mais tento entender esse "mundo" esportivo e de comunicação esportiva,menos me dá vontade de proseguir. =/

    ResponderExcluir
  12. Esse programa é ruim demais, com Valério fica ainda pior...

    ResponderExcluir
  13. Esse Muriçoca Sampaio é um Fanfarrão..depois que ele tomou conta da rádio e colocou o Péssimo cleber ferreiraa nunca mais escutei a rádio...e enquanto estiverem lá...nãou vou escutar.

    ResponderExcluir
  14. Fiz um texto sobre esse caso. Não dá para não se manifestar:

    http://jornalopcao.com.br/colunas/resenha-esportiva/dono-de-radio-confunde-jornalismo-com-torcida

    ResponderExcluir
  15. E onde fica a ética e o profissionalismo ? Lamentável essa situação !

    ResponderExcluir
  16. Sempre soube desse estilo manipulador do Maurício Sampaio.

    Esse sujeito fez questão de comprar a rádio 730, foi uma coisa planejada e pontual.
    Falta humildade a ele, falta respeito pelo história dos outros. Ele quer fazer o Atlético crescer no grito !!! Apenas no grito !!!
    Calce a chinela da humildade Maurício. Vc não é ninguém !!!
    Engraçado, foi a desculpinha esfarrapada que vc inventou para deixar a direção do Atlético né. Pra mim a queda do Cachoeira e saída da DELTA tem uma relação muito próxima à saída de vários dirigentes atleticanos.

    A justiça tarda, mas nunca falha! Seja ela a dos homens ou a de DEUS.

    ResponderExcluir
  17. Não tem lado certo. Todos estão em busca de interesses. Se por um lado o Maurício Sampaio toma essas medidas, por outro lado a imprensa goiana (despreparada na minha opinião) defende os seus através desses "textinhos" que evocam o emocional e blablablá. Eu até acompanhava esse blog, mas agora para mim chega também...

    ResponderExcluir
  18. esse tipo de pessoa como mauricio sampaio deveria ser extinta da face da terra pessoa arrogante, sem humildade, soberbo enfim um ser que nao acrescenta em nada. Depois desta atitude daqui uns dias todos comentaristas da radio 730 terao que falar bem do atletico e descer a lenha nos outros times... triste..

    ResponderExcluir
  19. Cleber ferreira.. coitado desse... se der um chute nos paises baixos do mauricio samapaio .. cleber perde todos os dentes da boca... foi contratado pra meter o pau no goias e falar bem do patetico...

    ResponderExcluir
  20. André,
    Tudo isso é lamentável e só está acontecendo devido ao desmiolado Valério não acionar o cérebro antes da língua. Se o Valério tem problemas pessoais com A ou B no Atlético, que ele então não manifeste a ponto de ofender a nós torcedores do DRAGÃO. Admiro muito vc vir aqui e dizer que isso é uma retaliação, então porque não publicaram minha opinião, muito respeitosa por sinal, sobre a proibição da entrada da PUC TV nas dependências atleticanas? Isso não é corporativismo? Todos nós sabemos das confusões que o Valério já se meteu, briga com Alípio Nogueira em Anápolis, problemas no Vila e agora no Atlético. Não seria a hora de vcs, ou melhor, ele fazer um exame de consciência e chegar a conclusão que pode sim criticar uma instituição sem ofensas pessoais, quer um exemplo? Nivaldo Carvalho, mexe na ferida sem ofender ou humilhar ninguém. Seria bacana André Isaac, alguém ir a público e desrespeitar alguém de sua classe? Veja bem, o culpado disso estar acontecendo é do Valério. Qdo o M. Sampaio foi ao seu programa na PUC TV ele disse que não combinava com o Valério mas não o desrespeitou, lembra-se?
    Aqui tá cheio de gente que escreve mas borra de medo de assinar pelo menos o nome.

    Rogério Bastos

    ResponderExcluir
  21. Caro Andre,

    Infelizmente a credibilidade da maior rádio do Estado de Goiás esta indo por agua abaixo, tudo por conta de um mau educado dirigente patéticano que se acha o dono do mundo.
    Depois que aquele comentárista retardado chamado Cleber Pereira passou a comentar na rádio eu nunca mais ouvi a mesma, o cara teve a capacidade de falar que o Gol do Verdão na final do Goianão 2012 estava em posição irregular, mesmo comprovado com as imagens da TV o idiota não assumiu que errou.

    ResponderExcluir
  22. Como mudou a 730, após entrada de M. Sampaio na sociedade da Radio, fez o Nivaldo sair da 820,quebrando o projeto que plantaram com Evandro, Alimpio, traindo ambos.
    contratou um pucha-saco inimigo dos amigos, que não entende nada de futebol, chega chorar pelo Dragão, parece que ele tem que criar maldade no Goias para alegrar o velhinho.Invocou com Valério que merece respeito na Impressa, a programação de esporte da radio vai mudar para Hora do Dragão. Desconfia 730.

    ResponderExcluir
  23. Essa moxézada agora elogia o Valério, quanta contradição! Agora não ouvem mais a 730 por isso ou aquilo. Deixem de ser bobinhos, vocês lá no portal da 730 falam mal do Atlético e do M.Sampaio, tá tudo lá publicado filhinhos! Se fosse essa babaquice que vcs falam, os vossos manifestos seriam rejeitados no portal. André, se o C.Pereira tá doído, então que ele saia da 730 e trabalhe na PUC TV. Só pra lembrar, a sala de imprensa do Atlético chama-se José Pereira, pai do C.Pereira que recebeu a homenagem ainda vivo. O Maurício tem muita consideração pelo Charlie, vcs ficam vagando ideias exdrúxulas.
    Valério, vá se tratar da frustratide aguda!!!

    Francisco Ferreira

    ResponderExcluir
  24. Engraçado que só os anonimos defendem essa merda que esse cidadão fez, será porque? Tá bem a cara dele e do Jovair mesmo.

    ResponderExcluir
  25. Esse Valério acha que pode falar tudo. Assino embaixo da decisão do Atlético. Inimigos não devem entrar em nossa casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com voce;penso que o estado de goias esta sem imprensa seria

      Excluir
  26. Cabou em tragédia essa disputa.
    Torcer agora para que não tenha sido MANDADO né...
    Infelizmente...

    ResponderExcluir
  27. Resta neste dia as suspeitas àquele que se declarou inimigo declarado do Valério.

    ResponderExcluir
  28. Acabei de ver o video do Mané chegando ao local do crime muito triste chorei com o video muita força mané, o que está acontecendo, chegamos ao fim dos tempos, espero que a justiça seja feita e que o mandante do crime sofra muito, mais muito mesmo

    ResponderExcluir
  29. Fui no velorio e foi muito triste ver a tristesa de um pai enterrar o filho espero que o senhor(que se axa o dono do poder e que todos sabem quem é)que mandou fazer isso seja punido e que sofra com a justiça divina

    ResponderExcluir