Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

O que penso sobre a proibição do Vila Nova


A diretoria do Vila Nova através do seu presidente Marcos Martinez enviou um comunicado para as rádios 730 AM e Jornal 820 AM, proibindo a entrada dos repórteres Wendell Pasquetto da 820, Juliano Moreira e Pedro Henrique Geninho da 730, de entrarem na sede do clube. A diretoria alegou ter atendido um um abaixo assinado por cerca de 200 torcedores pedindo a saída dos setoristas do clube.

O presidente do Vila Nova ainda disse que os repórteres estavam ressaltando mais as notícias ruins que as notícias boas.

Já fui setorista por muitos anos e posso dizer que os repórteres que acompanham o dia a dia, torcem para os times que cobrem, tanto quanto os torcedores. Até mesmo aqueles que tem outra preferência aderem ao time que estão torcendo. Tem repórter que cobre o Goiás que antes era Vila e vice e versa.

Na minha opinião essa idêntificação gera uma exposição que muitas vezes é prejudicial. Sempre fui a favor de que as rádios façam um rodízio, é melhor para a notícia e para o desenvolvimento do profissional.

Também sei que nenhum torcedor gosta de ouvir notícia ruim do seu time. Mas ao mesmo tempo quer saber as verdades. Não é fácil fazer isso. O jornalismo esportivo é muito emocional.

Repórter também não gosta de crise, quer cobrir jogo bom, estar em evidência, viajar de avião para cidades boas, trabalhar em grandes estádios e ganhar diárias.

Nenhum profissional de rádio quer acompanhar times em cidades onde só se chega de carro em viagens longas, ficar em hotéis ruins e trabalhar em estádios precários, onde nem se sabe se terá condições de fazer uma transmissão digna.

O que aconteceu agora foi que as notícias ruins no Vila neste segundo semestre vieram no atacado nos últimos dez dias, foram tantas sobre a saída e chegada de jogadores, salários atrasados, resultados ruins e ações na justiça. No imediatismo do rádio as mais diversas versões pipocaram a todo momento.

Tenho certeza que nenhuma notícia foi dada no intuito de prejudicar o time. Assim como as atitudes dos dirigentes não tinham o objetivo de trazer prejuízos ao clube. É preciso ter a consciência das funções da imprensa e dirigentes, todos querem acertar, mas é normal do ser humano errar e acertar.

Alguns torcedores fizeram uma mobilização contra os repórteres e a diretoria aceitou. Os motivos foram que um dos repórteres entrou no clube com uma camisa do Figueirense, outro teria dito a um pai que tirasse o filho da base do Vila e o último teria dado uma versão errada sobre uma notícia.

São situações onde tudo poderia ser melhor apurado e resolvido com diálogo e profissionalismo. A diretoria poderia assim reconhecer o abaixo assinado e resolver a situação.

Mas pelo fato de estar fragilizada os dirigentes viram uma oportunidade de agradar pelo menos uma parte da torcida.

Não concordei com o que foi decidido. É apenas a minha opinião. Eu agiria de outra forma.

É uma coisa chata, ruim de se abordar e foi extremamente desagradável ter que entrevistar o presidente do Vila falando sobre esse caso. Aliás, não gostaria de estar vivendo tantas situações de conflito entre clubes e imprensa, como nesse ano.

Mas no meio disso tudo, vejo que a diretoria abriu um precedente que tem um lado positivo:

Agora o torcedor continuará sendo ouvido?

Ou será que só valeu nesse caso?

A torcida pode se mobilizar também em outras ações, como exigir explicações das 50 contratações feitas no ano, saber como o Vila perde tantos jogadores por falta de pagamento de FGTS, pode sugerir promoções em preços de ingressos, tomar conhecimento de balancetes e muito mais.

Para finalizar, uma pergunta, por que essas proibições só acontecem em Goiás?

Cabe uma reflexão, para que haja uma relação de mais respeito dos dois lados.

27 comentários:

  1. andre isac,vai capinar um lote,esquece o vila nova,pois o vila nova nao precisa de vc!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa mesmo... A torcida e futebol goiano é que precisam de um Vila Nova forte e competitivo. Obrigado por opinar.

      Excluir
  2. Prezado André Isac.

    Em resposta à pergunta, no Rio de Janeiro também acontece isso. Quer um exemplo? Jorge Kajuru foi proibido de entrar em São Januário há anos atrás, pelo presidente do clube Eurico Miranda.

    Quanto aos que foram proibido de adentrar no Vila Nova, ao menos no caso de Juliano Moreira, tenho visto a torcida reclamar sobre tal profissional faz muito tempo já. Inclusive plantando notícias inverídicas nos bastidores do Vila Nova, com intuito único de conturbar mais ainda um ambiente já conturbado.

    Em relação à camisa do Figueirense, APOIO INCONDICIONALMENTE A TORCIDA. É uma tremenda falta de respeito com o clube isso daí.

    Sobre o atleta da base, NEM SE FALA. MAIS DESRESPEITOSO AINDA.

    Sou da opinião que, o direito de um termina onde começa o do outro. O Vila é uma entidade privada e, como tal, tem todo o direito de proibir a entrada de "A" "B" ou "C" em suas dependências.

    Curiosamente, não vi tal medida ocorrer, por exemplo, com o Saudoso J-Rizada, além de outros profissionais que COBREM o clube, e não ficam PLANTANDO NOTÍCIAS OU CRIANDO TUMULTO.

    Me solidarizo à diretoria colorada, respeitando, obviamente, sua opinião. Admiro seu trabalho, André Isac, e sei que seu posicionamento guarda a coerência daquilo que você acredita.

    Um abraço.

    Renato Faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado Renato. Obrigado por participar da discussão. O tema é importante.

      Excluir
  3. O vyla podia fechar as portas kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a diretoria colorada. Bola dentro. Esses pseudo-profissionais devem ser proibidos eternamente de entrar dentro do clube. E falta mais, ainda tem um para ser proibido. Que cobre o clube, mas que adora ficar fazendo piadinha em rede social, pois torce para um certo time verde e faz questão de ressaltar isso. Com relação a falar que todos que cobrem o time, torce por ele, isso é piada né, Andre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por opinar. Torce sim, bastante, às vezes até demais.

      Excluir
  5. andré porque vc não fica chateado com a atitude do wendel pasquetto de queimar o time do Vila prá pai de jogador da base? Foi a torcida que exigiu a retirada desses pseudo profissonais do interior do OBA. Vocês do mais esportes não demitiram o Jean Lopes porque ele era desagregador e cheio de picuinhas? Repórter tem que ter curso de jornalismo, tem que frequentar banco de faculdade porque lá eles ensinam o princípio da ética profissional. Vcs são uma classe de gente sem instrução que se acham porque tem um microfone nas mãos. Respeitem a instituição Vila Nova, lá pode ser uma bagunça mas tem quem goste e zele pelo time. Paga um curso de jornalismo prá esse povo numa faculdade de referência e aí depois você poderá reclamar sobre as atitudes tomadas. Prá eu exercer a minha profissão tive q ralar no banco de uma federal, vocês selecionam os seus repórteres aonde? Qualquer picolezeiro pega um microfone e se autodenomina jornalista. Ensina esse povo a trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pasquetto me disse que jamais faria uma coisa dessas, e eu acredito nele. E tem mais, o Pasquetto é formado em Jornalismo. Obrigado por opinar.

      Excluir
  6. Esse Andre Isaac Tem ódio do Vila Nova, ele fez uma entrevista com o Marcos Martinez, aonde ele fazia perguntar com tom de raiva, e pra quem foi observador na entrevista ele não parava de tremer, o microfone a todo instante ficava balançando. André Isaac vc falou que é a minoria da torcida que está contra os reporter?? POde ter certeza que não, é a grande maioria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que era minoria, eu disse "parte" da torcida, é muito diferente. Existe parte maior e menor. Obrigado por participar.

      Excluir
  7. o Mutley falo tudo ai cara, agora vc seleciona seu falador e qué ter razão vai cobri o atletico o goias aqui não irmão, creio que vc ta em desvantagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero ter vantagem em nada, apenas coloquei a minha opinião. Poderia ser mais fácil eu fazer média, mas isso não é do meu feitio. Obrigado por participar.

      Excluir
  8. A Imprensa goiana é um lixo, pega esses chinelão para cobrir matérias futebolisticas e fazem panelinha pra derrubar alguem....
    ISAC vc queria ter o apoio da torcida colorada vc perdeu fi o vila nova é mto mais do que vc e sua corja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a sua opinião, discordo mas respeito. Tanto é que permito todos os comentários.

      Nas opiniões eu procuro agradar a minha consciência.

      Tem gente que concorda, tem gente que discorda. Normal na profissão que escolhi.

      Obrigado por participar.

      Excluir
  9. André


    Você deve estar ausente do calor da galera há muito tempo, pois já era pra saber que grande parte da torcida pede a saída do Juliano desde 2008. Esse repórter cujo o sucesso que ele acha que tem é arrogante, mentiroso, gosta de picuinhas e quando não tem noticias ele simplesmente as inventa.

    Geninho estava indo no mesmo caminha do Juliano.

    Pasqueto é um babaca que fica denegrindo a imagem do Vila, já temos tantos problemas e ainda vem um repórter desqualificado para causar mais.

    Na época que o assessor era o Evandro Jr eu mesmo participei de uma reunião, em que pedíamos para ele falar com o Juliano. Mas isso não foi feito e o motivo erta que o Sr Evandro Pai trabalhava na 730.

    Na época que a assessora era a Srtª Simone Bastos também tentamos, mas o Juliano e o Dante Keller começaram uma campanha contra a mesma, e como a diretoria era mais fraca que choque de pilha a dupla dinâmica acabou vencendo.

    Portanto não haveria mais como protelar essa atitude, e sei que a diretoria só tomou atitude agora pra fazer uma graça com atorcida, visto que é uma das piores dos últimos anos.

    Gostaria de lhe fazer uma pergunta:

    Porque outros profissionais da 730 e 820, alem dos profissionais da 1090, 640 e outras rádios e TVs não tiveram nomes relacionados???

    Edimar de Almeida - MandaChuva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Edmar, se as equipes de rádio fizessem rodízio evitaria esses desgastes.

      Obrigado por participar.

      Excluir
    2. Só em relação ao Pasquetto, eu o defendo, estão sendo injustos com ele. Eu o conheço bem, se tiver oportunidade converse com ele, é muito sério e ético. Um pai de família, um cara do bem.

      Excluir
  10. André vejo sua colocação muito boa,nossos times sempre que estão em crise,colocam a culpa na imprensa,lembra do Helio no Goiás?. A torcida teria que cobrar da diretoria as burradas que acontecem. Falam que o vila ta quebrado,mas contratou 50 jogadores,não tem o minino de organização. Parabéns pelo seus comentários aqui e no Mais Esportes. Abraços !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe intrometer na conversa Wallace, mas não vi colocarem a culpa na imprensa nao. foi uma reclamação especifica sobre 3 reporteres de radio, se a reclamçaõp fosse contra a imprensa todos os veiculos seriam citados.

      Edimar de Almeida - MandaChuva

      Excluir
  11. vcs tem é que pagar pra trasmitir os jogos, pois vivem mamado nos clubes, trabalham em empresas privadas e vendem cotas de propaganda usando os clubes. quero ver o dia que os clubes começarem a cobrar por transmissões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para emissoras de rádio, por lei, não é permitida cobrança de direitos de transmissão.

      Bom seria se cobrassem. Aí pode ter certeza nunca mais impedirão a entrada de ninguém.

      Pode ter certeza, que eles não tem peito de proibir ninguém da TV Anhanguera.

      Grato por participar.

      Excluir
  12. A preocupação Edimar é que o ''problema'' sempre é a imprensa. Os setoristas podem até ter falado demais,mas a torcida tem muitaaas outras coisas pra cobrar dentro do clube. Um clube de massa como o vila teria que estar no topo,não na lama como esta .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora, Wallace, já que a diretoria deu essa oportunidade, que os torcedores façam outros abaixo-assinados.

      Excluir
  13. O pessoal da TV ANHANGUERA, não são barrados, simplesmente porque eles são ÉTICOS, diferente destes psuedos jornalistas que trabalham para estas "radecas", e estes "programetes" de TV, que vivem da desgraça dos clubes de futebol.

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa tarde!Passando para deixar registrado o meu amor e admiração pelo VILA NOVA,não sou goiana, sou paraense mais adotei esse time, porque é a cor do amor da paixão, vermelho é vida,e o meu coração é Vila hoje e sempre.

    Obrigado Nação vilanovense pela acolhida.
    Vila Nova, amor eterno!!

    ResponderExcluir